Consultoria para Avaliação de Empresas – Valuation e Laudos

Somos uma Consultoria de Avaliação de Empresas com atuação em diversos setores da economia e em empresas de diferentes portes. Possuímos escritórios em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte, com capacidade de atendimento em todo o Brasil.

Adotamos o padrão de avaliação de empresas sugerido pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, utilizando três metodologias de análises: método de fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e patrimonial.

Trabalhamos com avaliação para venda, para dissolução societária, fusões, para fins fiscais e busca de investidores. Somos credenciados no Conselho Federal de Economia desde a nossa fundação e somos habilitados a emitir laudos para estes fins.

Metodologia para Avaliação de Empresas

A metodologia a seguir demonstra de forma simplificada o processo de avaliação de empresa através de fluxo de caixa descontado.

Avaliação de Empresas - Valuation

Para calcularmos o valor da operação, precisaremos estimar o EBITDA (geração de caixa operacional da empresa) para os próximos anos, assim como os investimentos, a variação de capital de giro e os impostos sobre resultados.

Com o valor da operação calculado, descontaremos passivos financeiros e contingências fiscais e trabalhistas e adicionaremos aplicações financeiras, por exemplo. Com isto, chegaremos ao valor de mercado da empresa, ou equity value.

Temos clientes em todo o Brasil, já tendo realizado avaliação de empresas em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife, em Curitiba, em Porto Alegre, Campo Grande, Teresina, em Belo Horizonte, Mossoró, em Brasília e outras cidades.

Processos de M&A

Trabalhamos com assessoria em projetos de fusões e aquisições para diversos segmentos. Para um processo de venda de empresa ou dissolução societária, é fundamental que seja realizada anteriormente uma avaliação da empresa que será alvo de negócio.

A avaliação será utilizada como forma de parâmetro por parte dos vendedores para balizar propostas recebidas. Não necessariamente será utilizada diretamente na negociação, mas como objeto de discussão de valuation com o investidor interessado.

Artigos:

  • Artigo de abril de 2017 – A importância de avaliação de empresas para sucesso em negociações – leia aqui.