Métodos de valuation de empresas

Métodos de valuation de empresas

Os três principais métodos de valuation de empresas são: fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial. Cada um destes tem suas particularidades e importância para cada fase da empresa ou da negociação que se pretende fazer.

Um dos métodos de valuation de empresas mais completo atualmente é o fluxo de caixa descontado. Nele, conseguimos verificar tanto os ativos tangíveis quanto os intangíveis de uma empresa. Serão consideradas todas as premissas de captação de novos clientes, as precificações que serão praticadas, toda a parte tributária, os custos operacionais, as despesas comerciais e administrativas, além do capital de giro e investimentos.

Com todas estas informações, pode-se estimar para os anos da projeção o fluxo de caixa livre. Para se trazer os fluxos a valor presente, deve-se considerar o custo de capital da empresa, ou WACC, em sua sigla em inglês. Sua fórmula é:

metodologia de avaliação de empresas WACC

Assim, pudemos estimar os fluxos de caixa a valor presente para a projeção de anos feita. Porém, precisamos também estimar o valor da perpetuidade, ou valor residual, da empresa. Sua fórmula está abaixo:

Somando-se os valores de fluxo de caixa da projeção com o valor da perpetuidade, chega-se ao valor de operação da empresa. Para se calcular seu valor de mercado, devem ser considerados os passivos fiscais e trabalhistas, endividamento financeiro, aplicações e outros ativos e passivos não operacionais.

Outro dos métodos de valuation de empresas muito utilizado é o de múltiplos de mercado. Existem vários múltiplos comumente usados, porém os mais importantes são: múltiplo EBITDA e múltiplo de lucro, ou PE.

Esta metodologia consiste em se multiplicar o EBITDA ou o lucro líquido da empresa pelo número de vezes que outras empresas estão sendo negociadas. Múltiplos de mercado são especialmente utilizados em negociação de venda de empresas em parcelas, onde se determina que parte do valor a ser pago estará ligado ao desempenho futuro da empresa.

Como última metodologia de avaliação de empresas abordada neste texto, está o valor patrimonial. Esta metodologia de avaliação de empresas consiste basicamente em se estimar seu valor pelo patrimônio líquido. É uma metodologia com base na contabilidade, pouco usada em negociações, mas importante para cálculo de ganhos de capital em vendas de empresa e pagamento de impostos.

Estas são as principais metodologia de avaliação de empresas. Cada uma tem seu propósito e todas são importantes em fases diferentes de negociação.

Quadro com os principais métodos de avaliação de empresas:

Métodos de valuation de empresas

Caso queira saber mais sobre métodos de avaliação de empresas ou precise de uma proposta para avaliação de sua empresa, entre em contato com nosso time comercial.