O que é Valuation? Entenda como funciona

O que é Valuation e como é calculado?

Muitas companhias nos procuram para perguntar o que é valuation de empresas e o que precisam enviar de informações para que consigamos fazer as estimativas corretas sobre seu valor. Realmente, a quantidade de informações é elevada para fazermos todo o trabalho. Precisaremos de demostrações financeiras, relatórios gerenciais de receita e despesas, contrato social, projeções diversas, abertura de folha, entre outros.

As informações dos últimos anos da companhia serão fundamentais para que consigamos entender como são as razões entre produtividade e mão de obra ou custos de matéria prima versus faturamento. Faremos diversas análises e montaremos um modelo econômico operacional, com projeções para todas as linhas de operação da companhia.

Com o modelo pronto, precisaremos alinhar expectativas de crescimento e rentabilidade para que as projeções de EBITDA estejam corretas. É um trabalho com base na evolução da companhia nos últimos anos e como está sendo afetada atualmente pelas condições mercadológicas.

Importante para o trabalho de Valuation são as estimativas de capital de giro e investimentos. Capital de giro é a relação entre prazos de recebimento versus prazos de pagamento. Em linhas gerais, o valor da empresa é afetado positivamente quando o prazo de pagamento sobe e o prazo de recebimento cai. Já para o cálculo de investimentos, precisaremos entender a relação capital x produção e seus ratios.

Com todas as linhas anteriores calculadas, falta apenas a definição de imposto de renda, que logicamente afetará o fluxo de caixa livre da empresa. Precisa-se estimar considerando o regime tributário da companhia e eventuais isenções que tenha.

Assim, esperamos ter ajudado no entendimento e respondido a pergunta: o que é valuation?

O que é valuation: fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre será a subtração do EBITDA das linhas de investimentos, capital de giro e imposto de renda. Esta estimativa de fluxo de caixa livre, trazida a valor presente pelo custo de capital da empresa, será o Valor da Operação, ou Enterprise Value.

Para chegarmos ao Valor de Mercado, ou Equity Value, tiraremos todos os efeitos de dívidas financeiras e fiscais e adicionaremos quaisquer aplicações financeiras, por exemplo. Assim, com o cálculo do Equity Value, teremos concluído nosso trabalho de Avaliação de Empresas.

o que é valuation

Para mais detalhes, veja nossa página de avaliação de empresas ou ligue-nos em nossos telefones.