Consultoria de plano de negócios – GlobalTrevo Consulting

Consultoria de plano de negócios: importância e desafios

A contração de consultoria para elaborar um plano de negócios para uma empresa nascente ou para um novo projeto muitas vezes é questão de longo debate entre sócios. Muito se discute da necessidade da contratação e de seus custos, como também os benefícios trazidos com uma análise mais profunda de mercado, de rentabilidade do projeto e de sua viabilidade ao longo do tempo.

Pela nossa experiência, projetos com maiores chances de sucesso são os que tiveram maior tempo de análise prévia, onde cenários puderam ser desenvolvidos e definições operacionais e de posicionamento de empresa discutidos. Apesar do sentimento e da experiência do empresário serem importantes para o sucesso do projeto, muito se deve também às análises de mercado, de viabilidade de longo prazo, de estruturação de capital e de projeções de resultados realizadas previamente ao lançamento da empresa.

Para a elaboração de um plano de negócios completo, muitos desafios se impõem: tempo, oportunidades de lançamento, custos, capacidade técnica e disponibilidade de equipe para sua elaboração, além da existência de dados para análise.

Consultorias especializadas em estratégia empresarial, com experiência em coleta e análise de dados, assim como no segmento que será estudado, podem auxiliar bastante na superação desses desafios e reduzir tanto o tempo de execução do plano de negócios quanto o seu grau de erro. Análises completas, com pesquisas de mercado, identificação e análise de concorrentes, entendimento de precificação e definição de rentabilidade de médio e longo prazos, devem ser conduzidas por times especializados e que consigam dedicar o tempo necessário a este processo.

As empresas normalmente não dispõem de pessoal interno especializado em todas as tarefas necessárias para elaboração de planos de negócios, pela razão de que fazem um ou dois por ano, não justificando assim a manutenção de uma equipe completa. Por isto, é normal a contratação de uma consultoria de plano de negócios para elaboração de todo o processo ou de algumas partes, como, por exemplo, uma pesquisa de mercado, a análise de concorrentes ou a elaboração de modelo econômico-operacional.

Durante a elaboração de um plano de negócios, muitas reuniões e discussões sobre o modelo operacional ocorrerão. É normal que, durante a análise, mudanças de rota aconteçam, com calibragens de riscos e retornos. Estas alterações do projeto base são importantes para sua maturidade e para uma correta visão de sua viabilidade.

A inclusão de parte relevante do time da empresa ou do projeto em reuniões de discussões é importante para trazer todos a bordo e possibilitar o alinhamento em relação aos principais pontos e metas que deverão ser atingidas.

Assim, apesar do tempo para sua elaboração, custos e possíveis restrições de informações, um plano de negócios será importante para minimizar riscos potenciais de projetos e empresas novas. A busca por uma empresa especializada em pesquisas de mercado e planos de negócios poderá ajudar significativamente nessa empreitada, que, pela nossa experiência, é fundamental para reduzir riscos e aumentar chances de sucesso em seu projeto.


Autor: Eduardo Peres

Consultoria de plano de negócios

Diretor de Novos Negócios da GlobalTrevo Consulting

consultoria de plano de negócios

Economista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Economia pelo IBMEC Rio de Janeiro. Eduardo é sócio executivo da GlobalTrevo Consulting, responsável pela área comercial e pela execução de projetos. É responsável, também, pelo atendimento às filiais do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Foi responsável pela fundação da GlobalTrevo Consulting em 2008, definindo seu foco no mercado de finanças corporativas e de estratégia: avaliação de empresas, business plan, pesquisa de mercado, reestruturação empresarial, captação de recursos em bancos de fomento e M&A.

Antes de fundar a GlobalTrevo Consulting, trabalhou no grupo de Relações com Investidores da Medial Saúde, na área de desenvolvimento de novos negócios do Grupo Abril e da Globex S.A. (Ponto Frio) e, antes, como auditor na PricewaterhouseCoopers. Durante este período, desenvolveu larga experiência em elaboração de planos de negócios, avaliação de empresas e em negociações de fusões e aquisições.

Consultoria de plano de negócios – texto elaborado em janeiro de 2018.