Consultoria – plano de negócios para empresas

Consultoria: plano de negócios

Para qualquer nova empresa ou projeto, um plano de negócios é fundamental para análise de riscos e retornos envolvidos na futura operação. Muitos são os casos de empresários que por falta de tempo ou por acreditarem em seu próprio conhecimento de mercado, não contratam uma consultoria para elaboração de plano de negócios e acabam por ter maiores custos e riscos em seus projetos.

No plano de negócios, uma análise profunda do mercado no qual a empresa operará, será importante para entender os futuros concorrentes, a precificação praticada, os diferenciais dos produtos atuais e o que seus potenciais clientes desejam. São pesquisas quantitativas e qualitativas que deverão ser realizadas e terem seus resultados discutidos à exaustão, de forma a refletir toda a análise no plano de negócios que está sendo elaborado.

Após a fase de análises e pesquisas, parte-se para a elaboração do modelo financeiro da nova empresa ou do projeto. Nesta etapa, serão detalhadas as curvas de crescimento de clientes, os cenários que serão definidos, as projeções de faturamento, custos e despesas, a estrutura de capital ideal para a operação, além de toda a parte fiscal.

A parte final de elaboração de um plano de negócios é a definição de estratégia. Nesta fase, serão definidos o posicionamento de mercado da empresa frente à concorrência e seus clientes. Além disto, qual será a estrutura de capital desejada: quanto de dívida versus quanto de capital? Análises SWOT e forças de mercado serão feitas para verificar todos os pontos de oportunidades e riscos da nova operação.

Consultoria plano de negócios

Consultoria plano de negócios

Artigos – consultoria plano de negócios: leia aqui.