A importância do planejamento estratégico para empresas

A importância do planejamento estratégico para o crescimento das empresas

*Gustavo Lepore – A importância do planejamento estratégico

 Hoje em dia, empreender e ter o seu próprio negócio é cada vez mais comum. Isto acontece principalmente pelo aumento do número de desemprego e instabilidade no país, despertando nas pessoas o desejo de novos ares. As pessoas querem colocar suas ideias em prática e obter com isso os melhores resultados financeiros. A maioria dos empreendedores iniciam seus negócios através de seus conhecimentos técnicos específicos, como por exemplo, uma agência de marketing, onde o fundador tem o conhecimento da área, cria uma marca e começa a captar clientes.

Mas em muitos casos estes empreendedores não possuem os conhecimentos necessários em gestão e finanças e acabam levando o dia a dia da empresa apenas com o conhecimento técnico, sem conseguir mensurar o impacto da falta de gestão no desenvolvimento e crescimento da operação.

É necessário, na medida em que o negócio cresce, o desenvolvimento de um planejamento financeiro e operacional. Este planejamento servirá para direcionar os executivos no curto, médio e longo prazo e também como ferramenta de sensibilidade no desenvolvimento da operação.

O planejamento envolve análise potencial do mercado de atuação, análise dos concorrentes e seus posicionamentos, precificação adequada e estratégia comercial. É muito importante entender o mercado e qual será o posicionamento da empresa perante ele. Além da análise de posicionamento, o planejamento deve contemplar toda a projeção de vendas e faturamento, regime de tributação mais adequado, detalhamento dos custos e despesas operacionais, incluindo quadro de funcionários, os investimentos necessários e necessidade de capital de giro. Com tudo isso, conseguimos obter o fluxo de caixa livre atual da empresa e desenvolver a projeção para os próximos.

Após seu desenvolvimento, o planejamento estratégico se torna a principal ferramenta de gestão dos empreendedores. Com ela é possível focar em clientes com maior rentabilidade, traçar e acompanhar as metas coletivas e individuais na empresa, a produtividade dos funcionários, a margem operacional, o planejamento de contas a pagar e contas a receber, o aumento ou diminuição do volume de vendas e consequentemente do estoque, a necessidade de reserva de caixa para meses de baixa no faturamento, os investimentos necessários para os próximos meses e as melhores taxas para captação dos recursos, entre outras informações da operação.

Sem essa ferramenta, a empresa acaba ficando sem o controle das informações, além de acabar perdendo rentabilidade por conta da precificação inadequada, de despesas desnecessárias e empréstimos de giro. É importante conhecer a importância do planejamento estratégico para empresas.

Com um planejamento em mãos, o empreendedor consegue focar totalmente nos conhecimentos técnicos do negócio e na captação de novos clientes, delegando melhor as tarefas sem aquela pressão criada pela desorganização.

Focar os esforços na própria área de atuação é necessário e para isso acontecer é muito importante procurar especialistas em finanças e gestão para que a empresa cresça de forma ordenada, a operação e suas finanças estejam organizadas e o empreendedor desfrute de maior rentabilidade no seu próprio negócio, fazendo aquilo que é sua especialidade.

 

* Gustavo Lepore é Coordenador de finanças corporativas da GlobalTrevo Consulting. Responsável pelo texto “planejamento estratégico para empresas”.

A importância do planejamento estratégico

Artigo publicado no Jornal DCI – “A importância do planejamento estratégico para o crescimento das empresas”