Análise de mercado: conhecimento para mitigar riscos de investimentos

Análise de mercado: conhecimento para mitigar riscos de investimentos

Investimentos em períodos de crescimento de mercado já trazem desafios grandes a empresários. Em recessões, como a que vivemos atualmente, os riscos em relação a novas empreitadas são ainda maiores, junto com reduções de demanda de potenciais clientes e de preços de concorrentes.

A importância de se conhecer o mercado foco de investimento é imensa, pois preferências de clientes, produtos, concorrentes variam de região para região e de segmento para segmento. Vimos muitas ideias com potencial de demanda por parte de seus clientes não irem para frente devido à concorrência estabelecida ou precificação inadequada.

Em fases de desenvolvimento de projetos, torna-se imprescindível a análise profunda do segmento e da região foco de investimento. Nós, em projetos de análise de mercado, dividimos em três fases o trabalho: (i) análise socioeconômica da região; (ii) análise de concorrentes; e (iii) análise de potenciais clientes.

Para realizarmos análises socioeconômicas de regiões, buscamos informações tanto em órgãos públicos de pesquisa, como IBGE, Banco Central, IPEA e MIDC, quanto em associações comerciais ou industriais e pesquisas realizadas anteriormente. A quantidade de informações obtidas é rica e poderá traçar um perfil tanto de renda, acesso a itens e estudo da população da região, quanto densidade demográfica por setor censitário, número de estabelecimentos comerciais e desenvolvimento econômico da região.

Passos e etapas de análise de mercado e plano de negócios:

Análise de mercado

A análise da concorrência poderá ser feita através de censos na região foco de investimento, com pesquisadores em campo, verificando tamanhos de estabelecimentos, número de pessoas que visitam por hora e ticket médio de compras por exemplo. O portfólio de produtos oferecidos também é importante, já que demostrará a capacidade de estabelecimentos se manterem com determinado produto ou a necessidade de ampliação de foco para manutenção de receita adequada. Outra forma importante de ser verificar o posicionamento de futuros concorrentes é através da internet, onde também se poderá entender mixes de produtos e precificação.

Pesquisas de mercado com potenciais consumidores serão a última fase desta análise. O primeiro passo é a definição de público alvo, através de: idade, renda, região, nível de estudo e sexo. A partir deste ponto, com o objetivo da pesquisa de mercado, deve-se desenvolver perguntas objetivas e diretas para o questionário, atentando-se a sua ordem, de forma a fazê-lo com maior fluidez. O tamanho da amostra é importante também, pois pequeno número de entrevistas acarreta erros amostrais grandes, enquanto grande número de entrevistas trará custos elevados.

Com todas essas informações em mãos, derivadas destes estudos anteriores, o risco de investimento será significativamente reduzido. O custo inicial do projeto poderá ser maior, com essa grande quantidade de análises, porém, normalmente, é percentual pequeno se comparado ao total de investimento do projeto.

Ao longo de vários projetos e assessorias em reestruturações de empresas, vimos que empreendedores com maiores chances de sucesso são os que colocam maior dedicação e tempo em análises prévias, buscando entender o mercado e a região que atuarão, para daí realizarem o investimento.

 

Autor: Eduardo Peres

Diretor de Novos Negócios da GlobalTrevo Consulting

Artigo sobre análise de mercado e pesquisas.