Pesquisa de Mercado – Questionário de Pesquisas

Pesquisa de Mercado – Questionário

A importância de se elaborarem uma pesquisa de mercado, questionário e amostragem adequados, com fluidez necessária, erro amostral ideal e que atinja os objetivos propostos da pesquisa, é muito importante na hora de se empreender ou investir em novo projeto.

Ao se preparar um questionário de pesquisa de mercado, deve-se ter em mente o que se deseja entender do mercado. Além disto, torná-lo o mais simples possível é desejável, com perguntas essenciais apenas. Tomar tempo desnecessário do entrevistado não é o ideal, pois a qualidade das respostas possui correlação inversa com o tempo de entrevista.

Questionários de pesquisas quantitativas, tanto por telefone quanto pessoais, devem possuir entre 12 e 20 questões. Mais do que isto, se tornam demasiadas longas. O tempo de questionários com estes números de perguntas é em torno de 10 minutos.

Outro ponto importante é a opção entre perguntas abertas e fechadas. Perguntas abertas dão mais liberdade ao entrevistado, porém consumirão mais tempo dos analistas para interpretarem e tabularem as respostas. Já as fechadas, por serem mais objetivas, conseguem ir direto ao ponto que o entrevistador quer chegar. A opção por perguntas fechadas é melhor, na maioria dos casos.

Pesquisas de Mercado – Questionário: elaboração

Pesquisa de mercado questionário

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Texto sobre Pesquisa de Mercado Questionário elaborado por GlobalTrevo Consulting.