Avaliação de Empresas – Valuation e Laudos

Avaliação de Empresas – Consultoria de Valuation

Somos uma Consultoria com foco em Avaliação de Empresas com atuação em diversos setores da economia e em empresas de diferentes portes.

Adotamos o padrão de laudo de valuation sugerido pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, utilizando metodologias reconhecidas de análises, como: método de fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado, patrimonial e descontinuidade operacional. Como fazemos atualmente mais de uma centena de laudos de avaliação de empresas por ano, de praticamente todos os setores, entendemos diversos segmentos e mercados, com profissionais experientes e com velocidade de análise.

Para fins de encerramento de empresa e dissolução societária de empresa inoperante, usamos a metodologia de avaliação de empresa por liquidação. Dependendo do objetivo da avaliação, utilizaremos a metodologia mais apropriada para o correto cálculo de valor de empresa.

Nossa equipe interna atualmente conta com executivos com anos de análises de mercado e valuation. Devido ao nosso tamanho operacional, temos clientes em todas as regiões do Brasil, sempre atendendo com nossa equipe própria de profissionais. Possuímos escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Belo Horizonte, com capacidade de atendimento em todo o Brasil.

Trabalhamos com avaliações para venda, dissolução societária, fusões, para fins fiscais e busca de investidores. Somos credenciados no Conselho Federal de Economia desde a nossa fundação e somos habilitados a emitir laudos para estes fins.

Metodologia de Avaliação de Empresas

A metodologia a seguir demonstra de forma simplificada o processo de avaliação de empresa através de fluxo de caixa descontado.

Avaliação de Empresas - Valuation

Para calcularmos o valor da operação, precisaremos estimar o EBITDA (geração de caixa operacional da empresa) para os próximos anos, assim como investimentos, variação de capital de giro e impostos sobre resultados.

Com o valor da operação calculado, descontaremos passivos financeiros e contingências fiscais e trabalhistas e adicionaremos aplicações financeiras, por exemplo. Com isto, chegaremos ao valor de mercado da empresa, ou equity value.

Processos de M&A e Avaliação de empresas

Em uma segunda fase do trabalho, após a avaliação da empresa, assessoramos nossos clientes em projetos de fusões e aquisições para diversos segmentos. Para um processo de venda de empresa ou dissolução societária, é fundamental que seja realizada anteriormente uma avaliação da empresa que será alvo de negócio, para que haja consenso e entendimento do valor do ativo a ser negociado.

A avaliação será utilizada como forma de parâmetro por parte dos vendedores para balizar propostas recebidas. Não necessariamente será utilizada diretamente na negociação, mas como objeto de discussão de valuation com o investidor interessado.

Os passos básicos para uma negociação são: (i) realização de avaliação de empresa; (ii) lista de potenciais interessados com capacidade de execução do negócio; (iii) elaboração de teaser; (iv) assinatura de acordos de confidencialidade; (v) envio de infomemo; (vi) recebimento de propostas; (vii) due diligence; e (viii) contratos finais.

Entre em contato com nosso time comercial para entender o processo de negociação e para realizar uma avaliação de sua empresa.

Clientes de Avaliação de Empresas

Para conhecer alguns de nossos clientes, veja nossa página clientes ou entre no nosso LinkedIn. Realizamos mais de 1.000 valuation desde nossa fundação.

Artigos: